sexta-feira, 25 de maio de 2012








O que é ciberativismo?

É uma forma de ativismo pela internet, também chamada de ativismo online ou digital, usada para divulgar causas, fazer reivindicações e organizar mobilizações 

 “É uma arena complementar de mobilização e politização, somando-se a assembléias, passeatas, atos públicos e panfl etos”, diz o professor de comunicação da Universidade Federal Fluminense Dênis de Moraes em seu texto O Ativismo Digital, divulgado, claro, na internet. Usado principalmente por ONGs e entidades civis, o ciberativismo é uma alternativa mais democrática e acessível do que os meios de comunicação de massa tradicionais e pode ser praticado por qualquer pessoa que tenha acesso à internet. E de várias formas.

-

AS TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS

 O MUNDO DIGITAL

Estamos falando em  cooperação na rede (digital) Internet. Neste contexto, um aspecto central é o proceso de preodução e de distribuição de conteudo digital,apoiado por ferramentas que permitam o controle descentralizado, o compartilhamento, a revisão e a   construção desse conteúdo.
                                                          

quarta-feira, 23 de maio de 2012

O COMPUTADOR PODERÁ SUBSTITUIR O PROFESSOR


O computador vai substituir o professor?

    A Internet está trazendo consigo um novo modelo de educação, uma forma diferente de aprendizagem, e precisamos entende-lo ,apropriar-nos disso, ser protagonistas desta mudança.
   Precisamos conversar sobre nossos sonhos para a escola, pois, se vocês não sabem, há séculos nós, pedagogos, acumulamos, sonhos sobre a sala de  aula.    De repente a tecnologia entra na escola e nos obriga a recuperar tudo isso.  A presença da maquina leva todo o professor a se perguntar:como é minha aula? do que decorre:será que o professor vai ser substituido pelo computador?E sabemos que a resposta é sim,não temos a menor duvida.


Fonte:Ramal,Andrea Cecilia.

quarta-feira, 16 de maio de 2012


A netiqueta

como se comportar corretamente no mundo virtual

  • Maiúsculas: textos em maiusculas(caps lock ativado), na maioria dos casos, dão a entender que voce esta gritando. Se quiser destacaralgo,sublime ou coloque entre aspas.se o programa utilizado na comunicação permitir,use o italico ou o negrito, mas sempre de forma forma moderada para não poluir o texto.

  • Erros de grafia:em conversas informais é normal que a norma culta da lingua seja posta de lado.o que não quer dizer que se possa escrever qualquer jeito,atenção para os erros que podem mudar o significado do que se quis dizer, como usar “mas”, “e” em vez de “e”, “de” em vez “de” e assim por diante.

  • Pontuação:por mais informal queseja, o interlocutor pode não conseguir acompanhar o fluxo de pensamento do redator.Dai a necessidade de pausas.por isso atenção a pontuação e a divisão de paragrafos.

  • Respostas: Ao enviar respostas em foruns,listas de discussão ou debates em redes sociais com o facebook, por exemplo, procure ser claro sobre o que está falando ou a que esta se referindo. Copie e cole um trecho da questã, de nome ao que voce pretende responder e evite deixar sua replica solta sem referencias ás margens previas nas quais você se baseou.

  • Publico x Privado: Questão cara em tempos de redes sociais, o cuidado com o que se publica é essencial para evitar mal-entendidos e situações constrangedoras. Como meio virtual permite respostas muito rápidas e publicações instantâneas, pense antes de tornar públicos seus pensamentos. Por isso pense, escreva, leia o que escreveu e só depois publique na internet. Por isso pense, escreva, leia o que escreveu é só depois publique na internet. Lembre-se que suas opiniões ficarão registradas e podem ser facilmente associadas ao seu nome numa busca rápida. Evite também publicar informações que possam lhe causar problemas, como criticas ao seu chefe ou seu endereço.

Retirado: Revista Língua Portuguesa- Ano 5 nº64

quarta-feira, 9 de maio de 2012

super legal

Muito legal criar um blog, mais uma ferramenta para nos auxiliar e nos comunicar com o mundo.